quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fraldas de pano - por quê?

Oi pessoal...

Hoje surgiu na lista de fraldas de pano(sim, essas mães internéticas tem lista de email para TUDO!) uma novata perguntando para nós porque usamos/usaremos fraldas de pano...

E eu escrevi para ela o seguinte, espero que explique a alguns de vcs tb:

Bom, eu ainda estou esperando o Pietro, mas já digo desde já porque usarei fraldas de pano:

A primeira razão é sim a ecológica. Veja, estamos caminhando cada dia mais para um colapso ambiental. Se não nos preocuparmos com isso agora, daqui a 20 anos pode ser que nossos filhos(e nós também, porque eu não pretendo morrer tão cedo) enfrentem problemas seríssimos até para conseguir água. Eu não acredito que só usar as fraldas de pano resolvam ou que a questão seja só de cada um enquanto consumidor (afinal, a parcela da poluição mais pesada vem é da produção industrial desenfreada do modelo capitalista, e não tanto do consumo em si), mas acho que também a nossa mudança de consciência faz parte do processo todo. Então, as fraldas de pano são uma parte de posturas que tomamos aqui em casa, que tentam ser sempre o mais coerente possíveis, de se preocupar com o meio ambiente...Reduzir o consumo é uma maneira, dentro do sistema capitalista e na posição que tem um fator de regulação no consumo, de diminuir a produção dessas fraldas e aumentar a produção das de pano...

A segunda razão é a econômica. 1 fralda da mamãe natureza com recheio custa R$35,00, e um pacote com 24 descartáveis(digamos que dê para uns 3 dias, no começo que o bebê se suja mais) custa uns R$25,00. A diferença é que a fralda da mamãe natureza eu vou usar no Pietro, no segundo filho, e talvez até no terceiro....Ou eu posso vendê-la depois. Enquanto as descartáveis vão ser de uma vez só...

A terceira razão é que eu tenho HORROR a absorventes descartáveis, minha pele é cheia de frescura desde que eu era pequena(eu não podia usar descartável), e eu não quero fazer o Pietro passar por toda a encheção de saco que eu passava todo mês(porque para a próxima menstruação quero voltar já com os absorventes de pano e com o copinho)...Provavelmente serei do tipo que troca toda hora o baby por causa disso tb....hehehe

Se dá mais trabalho? Bom, pode ser que dê mais trabalho que as fraldas descartáveis. Mas pensa só: para termos dinheiro, gastamos um tempo no trabalho, certo? Por exemplo, eu trabalhava de garçonete antes, ganhava uns R$35,00 por noite(o que dava mais ou menos 7h de trabalho nos lugares que não eram atentadores aos direitos trabalhistas...enfim). Ganhava R$5,00 por hora. Cada pacote de descartável me custaria, então, 5 horas de trabalho a cada 3 dias. Pensando no meu marido, que ganha 9,00 a hora(menos impostos, mas usemos este valor), cada pacote de descartável custaria quase 3h de trabalho dele. Com as fraldas de pano, gastarei 2h, 3h a cada dois dias, imagino... Pronto, entre gastar nosso tempo trabalhando, longe dos filhos e tendo que deixá-los na escola ou com algum parente e gastar nosso tempo lavando fraldas pertinho deles, nós escolhemos isso...

Pense bem por aí! Boa sorte!

Espero que vc opte pelo caminho das fraldas de pano também...não sou do tipo que fala "cada um com seu problema" porque, afinal, o mundo poluído pelas fraldas descartáveis também é meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário